Um, Dois, Feijão com Arroz!
Três, Quatro, Feijão no Prato!
Cinco, Seis, Falar Inglês!
Sete, Oito, Comer Biscoito!
Nove, Dez, Comer Pastéis!
Que delícia e produtor de grande prazer, assim como de diferentes benefícios proporcionam as brincadeiras com a Linguagem Oral, como as Parlendas Folclóricas (acima), Rimas, Canções de Roda e outras, Telefone sem Fio, Histórias ou Brincadeiras Folclóricas Cumulativas, como “A Casa que Pedro Fez”; “A Casa Sonolenta”, “Fui ao Supermercado e Comprei…” e tantas outras possibilidades, trazem muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Apesar de ocorrer na grande maioria dos seres humanos, o desenvolvimento da Linguagem Oral depende de uma complexa interação de fatores individuais, como os genéticos, os biológicos, os cognitivos e, principalmente, os estímulos ambientais (Castaño, 2003; Gil, 2002).
Muitas são as evidências de que as habilidades de linguagem oral, como a Consciência Fonológica, Consciência Sintática, Memória Fonológica, Vocabulário e outras, são importantes preditores do desempenho posterior em leitura e escrita (Seabra e Dias, 2012).
Psicopedagoga Ane Maria Becker Eltz
CFEP 23006482 / CBO 2394-25
Inscrição Municipal – 1053596