Título do Projeto:
Hidroponia na Escola: um recurso para o desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e de habilidades de ciências, matemática e tecnologias.
Obs.: Este projeto faz parte das iniciativas do NAP – Núcleo de Atendimento Psicológico em inovação educacional desenvolvido em escola pública e de forma voluntária.
Objetivo Geral:
Investigar e analisar como as atividades de construção, monitoramento, controle e manutenção de uma horta ou sistema hidropônico – um recurso interdisciplinar que envolve a integração de diversas áreas do conhecimento como ciências da natureza e sociais, matemática, tecnologias digitais entre outros – promovem o desenvolvimento de habilidades do pensamento sistêmico em alunos do ensino básico.
Potencialidades:
- Um recurso educacional que aproxima a natureza da sala de aula;
- Pode promover a alfabetização científica e alimentar;
- Possibilita várias formas de enriquecer as aulas, de forma interdisciplinar com o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC);
- Por meio do pensamento sistêmico, oportuniza uma compreensão mais ampla em relação a temas mais complexos como, por exemplo, agricultura urbana sustentável, ciência ambiental, crise climática e seus impactos etc.
Estudantes e Escola:
Participam estudantes dos dois primeiros anos do ensino médio do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig do Município de Novo Hamburgo – RS.
Mascote do projeto escolhido pelos estudantes:
Informações Gerais:
- O cronograma do projeto prevê um total de 16 encontros de 02 horas cada (32 horas de atividades) todas às quartas-feiras, das 13h15 às 15h15; início dia 9 de março de 2022 e término no dia 29 de junho do mesmo ano;
- Professor Coordenador do Projeto: Alexandre R. Frasson, professor de matemática, ciências e tecnologia. Atualmente é mestrando da UFRGS sendo o projeto de Hidroponia na Escola o tema de sua dissertação;
- Autorizações: ao longo do projeto, para fins da pesquisa e divulgação, as atividades serão filmadas ou fotografadas e todos os alunos e seus responsáveis já autorizaram por meio de termos de assentimento e consentimento, respectivamente;
- Os registros de cada encontro serão postados nesta plataforma pelo professor e pelos alunos do projeto e até o final dos encontros, o acesso será exclusivo dos participantes.
- Este projeto também foi adotado pelo Programa “Escola Melhor, Sociedade Melhor” do governo do Estado do RS.