Você já ouviu falar sobre janeiro branco?
Da mesma forma que outubro rosa e novembro azul que são campanhas que estimulam a prevenção do câncer de mama para as mulheres e câncer de próstata para os homens, o Janeiro Branco tem como objetivo sinalizar a sociedade sobre os cuidados com a saúde mental.
A campanha foi iniciada em 2014, e o mês de janeiro foi eleito, por ser a época do ano em que as pessoas repensam metas e objetivos para o ano que está começando. Segundo dados da OMS (Organização mundial da Saúde), o Brasil é apontado como o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, ainda assim, muitas pessoas não possuem assistência médica e psicológica de maneira correta. Outras estatísticas da OMS, relatam que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, o diagnóstico era associada ao transtorno de depressão na maior parte dos casos e o mais impressionante é que 90% dos casos tem prevenção.
Mas como prevenir?
Uma rotina com inserção de prática de atividade física e uma boa alimentação, são um grande passo para a prevenção de transtornos mentais. Um boa noite de sono, e um tempo reservado para si, também tem grande contribuição nesse processo.
Quando procurar ajuda profissional?
Estar atento aos sinais do seu corpo, é de extrema importância para identificar algo que não está certo. Alguns fatores a seguir que podem indicar problemas de saúde mental:
- Alterações de humor
- Irritabilidade
- Mudanças no padrão do sono
- Perda de interesse por coisas ou atividades que antes eram essenciais
- Problemas de relacionamentos
- Dificuldades de concentração
- Esquecimentos
Que sua meta para este ano, seja priorizar sua saúde mental.
Por Carolina Corrêa Fernandes – Psicóloga – CRP 07/35817
Para mais textos, acesse o nosso Blog.
Conheça também o nosso Canal do Youtube!