O projeto é uma parceria do Instituto Estadual Seno Ludwig, CIEP do bairro Canudos, com o NAP, através do
Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor da Secretaria de Educação-RS.
Na quinta-feira passada, dia 5 de agosto, foi realizado no auditório do NAP – Núcleo de Atendimento
Psicológico, em Novo Hamburgo, o ato de assinatura e lançamento de um projeto educacional que utilizará
como recursos pedagógicos, hortas hidropônicas controladas e monitoradas por meio de tecnologias digitais.
Estiveram presentes no ato de lançamento e assinatura do projeto a professora e coordenadora da 2a CRE, Ileane Bravo, a adjunta, Melissa Goulart, o coordenador pedagógico, Elson Selch, a coordenadora do Programa “Escola Melhor, Sociedade Melhor”, Silvia Tolentino, o diretor da Escola Seno Ludwig, professor José Silon e sua equipe diretiva e de professores, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Novo
Hamburgo, Elton dos Santos Ávila, representantes da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo e os anfitriões, a psicóloga e diretora do NAP, Aline Kruse e o coordenador de projetos de tecnologia em educação do NAP, professor Alexandre Ribeiro Frasson.
O projeto propõe um desafio científico interdisciplinar a alunos da educação básica, que por meio do trabalho colaborativo e de desenvolvimento de habilidades executivas, matemáticas e da criatividade para resolução de problemas, sejam capazes de pesquisar e desenvolver, manter e monitorar uma horta hidropônica para produção de hortaliças e frutas a serem consumidas na própria escola e comunidade. A interdisciplinaridade, característica fundamental do projeto, garante a integração de diversas disciplinas, tais como: a matemática, física, química, biologia e meio ambiente, linguagens, ciências humanas (economia, empreendedorismo etc.) e tecnologias digitais com o uso de plataformas de código aberto como a Arduino, incluindo aquelas do escopo da indústria 4.0.
Dessa forma, o projeto contempla desafios da aprendizagem do século 21 em um mundo globalizado ou sem fronteiras e em plena revolução digital, que é a necessidade de desenvolvimento de competências essenciais, também previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a empatia e colaboração, alfabetização digital, pensamento crítico e científico, resolução de problemas, comunicação, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, responsabilidade e cidadania, entre outros. Ou seja, são fundamentais para os grandes desafios de nosso tempo não somente as competências técnicas ou científicas, mas também as que lidam com as emoções e comportamento.
Por isso, o projeto também contará com a participação direta e voluntária de um psicólogo do NAP, o profissional Dioglas André. Por sua vez, o professor Alexandre Ribeiro Frasson, será o responsável pela implementação técnica e pedagógica das atividades e em estreita cooperação com os professores da escola. Este projeto também será objeto de pesquisa do mesmo professor no mestrado acadêmico da UFRGS em
tecnologias digitais na educação matemática.
Inicialmente, as atividades serão aplicadas junto aos alunos das turmas dos 9o anos do ensino fundamental e os 1o do Ensino Médio nas disciplinas de matemática e ciências da natureza e com encontros semanais. Para os professores, as atividades já foram iniciadas em dois encontros de formação realizados no NAP nos dias 5 e 12 de julho, onde se utilizou um protótipo de horta ou bancada hidropônica vertical para as aulas práticas. Essa bancada conta com 5 perfis hidropônicos com capacidade para 80 plantas, doados pela empresa Schaffer, e com automação via Arduino da bomba submersa e iluminação artificial, doados e implementados pelo NAP. Esta horta vertical também será utilizada durante a primeira fase do projeto junto aos alunos, que inicia na próxima semana, dia 11 de agosto.
Encontros de formação com os professores, dias 5 e 12 julho/2021
Ao todo, o projeto prevê 5 fases a serem implementadas em 02 anos letivos, conforme figura abaixo:
Visando guardar informações, desenvolver procedimentos, tutoriais escritos ou por meio de imagens e vídeos ao longo de todo projeto, mas também como referência e fonte de pesquisa para as outras escolas, utilizaremos o portal ou plataforma do NAP, o ProfundaMente. Trata-se de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) desenvolvido para estudos especializados em saúde emocional, educação e humanidades. Na verdade, este portal já está sendo utilizado em prol do projeto e pode ser encontrado através do link que você encontra aqui.
Por fim, compartilhamos da expectativa manifestada pelo jornalista Martin Behrend, em artigopublicado em seu portal (https://www.martinbehrend.com.br) no dia 24/07/2021: “Com o reconhecimento da 2a CRE e também da Seduc, a Horta Hidropônica do Instituto Seno Frederico Ludwig poderá se tornar referência para outras escolas do Rio Grande do Sul. É uma sementinha circulando no bairro Canudos que pode render uma generosa e revolucionária colheita”.