A psicoterapia com crianças é um instrumento muito importante que visa cuidar e atentar à saúde emocional dos pequenos. Tem como objetivo principal promover o desenvolvimento saudável da infância, a resolução de sintomas, acolhendo seus medos, inseguranças, angústias, prevenindo e solucionando conflitos e ainda intervindo com pais e familiares, pois a intervenção junto a estes se faz necessária no atendimento de crianças, justificando-se pela importância de seu contexto familiar e singular.
É importante olhar e dar “lugar” à participação dos pais no tratamento infantil, pois neste contexto de trabalho é possível apostar e ver alguma produção em ambos e ainda no discurso familiar.
Já o terapeuta tem como função principal ser o facilitador entre a criança e ela própria, a criança com sua família e ainda, a criança com o meio, identificando os conflitos, interpretando-os e auxiliando o pequeno paciente e familiares a lidar e elaborar suas questões buscando melhores alternativas de resolução para estas vivências.
Portanto, é importante dar atenção e lugar à criança, observar sua conduta, seus movimentos, sentimentos e emoções. Em muitos momentos a criança não sabe e não consegue se expressar, por isso é tão importante observar e conversar com elas ,auxiliando-as a compreenderem suas emoções e sentimentos, para que se desenvolvam e se fortaleçam da melhor forma possível, pois todos nós sofremos e com as crianças não é diferente.
Quer saber mais sobre psicoterapia infantil? Entre em contato conosco!
Por Lisane Luz Pacheco – Psicóloga CRP 07/19734
Leia mais conteúdos como esses em nosso BLOG.
O NAP se situa na Avenida Coronel Frederico Linck, 1170 – Ideal, NH