Cada vez mais, são exigidas que as mulheres sejam multitarefa. Elas devem dar conta da casa, dos filhos do trabalho. Você até pode fazer tudo isso, mas a que custo? De um sofrimento psíquico?
Vejo muitas mulheres adoecidas achando que precisam dar conta de tudo ao mesmo tempo e ainda com maestria. Temos uma compreensão social do trabalho doméstico e criação dos filhos como sendo parte do universo feminino e de tarefas simples, quando na verdade não são. Por isso, eu trago aqui a afirmação de que a mulher multitarefas é um mito, e você não precisa dar uma de “mulher-maravilha”. Você não precisa ser multitarefa.
Afinal, estas várias tarefas muitas vezes geram um sentimento de não ser capaz de fazer algo que “toda mulher deveria fazer”. E diante de todas estas exigências, a solução encontrada é o adoecimento psíquico.
Liberte-se deste mito, faça o que puder e o que não conseguir adie, delegue funções, conte com uma rede de apoio, conte com o pai da criança, com os avós enfim com as pessoas ao seu redor. A rede de apoio é essencial.
Não espere o adoecimento para procurar ajuda, e se possível, conte com um psicólogo. Cuide-se, se você não estiver bem, provavelmente as pessoas ao seu redor também não estarão.
Por Fernanda Rausch Kirsch – Psicóloga – 07/34573
Para mais textos, acesse o nosso Blog.
Conheça também o nosso Canal do Youtube!